SEO vs Ads – Qual a melhor estratégia para o seu marketing?
Ads e SEO são os principais componentes de Search Engine Marketing (SEM) e estão entre as ferramentas mais valiosas quando se executa campanhas de marketing digital. Eles têm diferenças e semelhanças e há situações em que você deve usá-los em conjunto ou separadamente dependendo de seus objetivos de negócios e marketing.
O que é o Google Ads?
Se você é novo no marketing digital, você pode ter ouvido pessoas falando sobre PPC e Ads e coisas do tipo CPC.
Deixa eu explicar:
Google Ads é uma plataforma de publicidade de propriedade do Google. Os anunciantes podem usar esta plataforma para posicionar seus anúncios nas páginas do Google como resultado da pesquisa.
Como anunciante, você pode optar por pagar quando alguém clica em seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou quando as pessoas vêem o seu anúncio (CPM ou custo por milhares de impressões). Todo o sistema Ads funciona como um grande leilão, onde os anunciantes competem para os lugares de publicidade disponíveis.
O que é SEO?
Search Engine Optimization, ou SEO tem a ver com a obtenção de uma melhor classificação em páginas de resultados de busca do Google, Yahoo, Bing e outros motores de busca sem ter que pagar para o Google ou a outro site de busca para isso. Sua página aparecerá na busca orgânica por mérito.
Agora que você tem uma idéia geral do que é ads e SEO, vamos ver como eles se comparam:
- Ads é para sites do Google e sites que usam o Google Adsense, enquanto princípios de SEO são aplicáveis para todos os motores de busca.
- Tráfego Ads é pago enquanto o tráfego SEO é gratuito.
- Anúncios do Ads aparecem no topo e à direita do Google Search e sob certas condições pode receber uma dessas posições de anúncios, mas com SEO você tem que trabalhar muito mais e é difícil de obter as melhores posições nos resultados de busca orgânica.
- Ads é mais rápido do que SEO desde que você possa criar campanhas publicitárias quase que instantaneamente e começar a receber o tráfego alvejado enquanto com SEO você precisa de muito mais tempo (especialmente para os novos websites) para obter bons rankings e tráfego.
- Com Ads é mais fácil de calcular o ROI enquanto que com SEO é mais difícil porque há muito mais fatores que desempenham um papel e não apenas passar a receita.
- Quando você parar suas campanhas do Ads tráfego também pára, mas uma vez que você começar a receber tráfego orgânico com SEO isso vai continuar a longo prazo.
- Com Ads você pode direcionar muitas palavras-chave, ao mesmo tempo, enquanto com SEO que você precisa se concentrar em algumas palavras-chave para melhores resultados.
- Com Ads você pode anunciar em outros sites do Google e sites que usam o Google Adsense, mas os resultados de SEO são apenas para as páginas de resultados de busca.
Qual é o melhor para o seu Marketing?
Novas empresas podem começar com o Ads
Quando nós começamos como uma agência de SEO, o principal objetivo em nossas campanhas de marketing internet é para ajudar nossos clientes a obter o tráfego nos motores de busca por meio de SEO. Este ainda é o nosso principal objetivo hoje, mas ao longo dos anos e da nossa experiência trabalhando com clientes em diferentes nichos, percebemos que os empresários às vezes precisam de resultados mais rápidos e mais imediato e é aí que entra em jogo Ads.
A maior vantagem do Adwords sobre SEO é que ele pode lhe dar resultados mais rápidos. Você vai ter que pagar por cada uma das visitas que você recebe do ads, mas se as suas campanhas são rentáveis você pode justificar o investimento em PPC atendendo seus objetivos de negócios.
Ads é ideal para iniciantes e novas empresas que querem começar o tráfego alvejado rapidamente com a finalidade de fazer vendas, encontrar novos clientes ou até mesmo para testar seus produtos, procedimentos, eficácia do website e qualquer outro componente em suas vendas ou processos de marketing.
Agora, para que isso aconteça você tem que usar o Google AdWords com sabedoria e cuidado. É muito fácil começar a gastar o dinheiro no Ads, mas se você não tiver as ferramentas de monitorização e controle adequados você vai acabar fazendo perdas ao invés de lucros.
Assim, enquanto o sistema é fácil de usar (de modo que você gasta mais), se você não tem o conhecimento e a experiência para executar campanhas Ads, poupar o seu dinheiro e contratar profissionais para fazer isso por você é a melhor abordagem para que você não perca dinheiro, mas ganhe com o uso de Adwords.
Não se esqueça sobre SEO
Enquanto é uma boa idéia começar com Ads porque é mais rápido, você também deve começar a trabalhar com SEO, marketing de conteúdo e mídia social para obter melhores resultados. Estas 3 ferramentas são tudo que você precisa para o sucesso on-line de longo prazo.
Conteúdo de marketing vai ajudá-lo a criar o conteúdo certo. SEO irá ajudá-lo a otimizar o seu conteúdo para os motores de busca e obter mais tráfego orgânico e mídias sociais irá promover o seu conteúdo otimizado SEO para um público mais amplo.
Devo usar Ads e SEO ao mesmo tempo?
Algumas pessoas argumentam que quando você começa o tráfego de SEO que você não precisa usar ads mas esta é uma abordagem errada. Mesmo se você tiver uma boa classificação, você ainda pode usar Ads e obter mais exposição para as mesmas palavras-chave que você começa o tráfego SEO. Você pode medir o desempenho de suas campanhas Ads e se eles são rentáveis você pode até mesmo aumentar seus orçamentos para um ROI mais elevado.
Então, qual é o melhor para usar para o marketing, SEO ou Ads?
A resposta é simples, ambos. Use Ads para começar a receber o tráfego e em trabalho paralelo com seu SEO, plano de marketing de conteúdo e campanhas de mídia social para que você obtenha o tráfego orgânico e visitas de redes sociais.
Conclusão
Ads e SEO não são concorrentes, mas eles são duas poderosas ferramentas disponíveis em seu arsenal de marketing digital. Você pode usar ads quando você quiser o tráfego rápido, mas você precisa de SEO para o longo prazo e sucesso online sustentável.
Autor: Marcos Paulo